A amostragem de águas subterrâneas por baixa vazão possui o objetivo de determinar e/ou monitorar a qualidade do aquífero de uma região de interesse. Mas qual a maneira correta de realizar este procedimento?

No Brasil, a norma técnica ABNT NBR 15.847:2010 dispõe dos métodos de purga aplicados à amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento. Esses métodos se diferenciam entre si nos equipamentos utilizados, condições locais do aquífero e a finalidade da amostragem realizada.

A purga da água presente no poço de monitoramento previamente à amostragem é necessária pois esta não é representativa da formação do entorno. A água estagnada do poço de monitoramento, em razão da interação Ar x Água que ocorre em seu interior, sofre alterações nas propriedades geoquímicas. Para que se tenha uma amostra que reflita as características mais próximas das reais é realizada então a purga do poço, ou seja, a sua purificação. Isso ocorre com a retirada d’água através de método e equipamento adequado e a consequente renovação da água no poço.

Amostragem de águas subterrâneas por baixa vazão

Por que amostragem de águas subterrâneas por baixa vazão?

O método de purga com baixa vazão é o mais recomendado na maioria dos casos pois assegura um volume adequado de saída do poço e, minimiza perturbações tanto na coluna d’água, quanto na formação. Isso ocorre em razão de um rebaixamento mais adequado do nível da água. Além disso, permite que se monitore, em tempo real, as propriedades geoquímicas da água que está sendo bombeada. Ao sair do poço a água é liberada em uma célula de fluxo, que nada mais é que um reservatório com entrada para a amostra e uma saída livre na parte de cima. É nessa célula de fluxo que eletrodos são conectados e então o monitoramento contínuo dos parâmetros indicativos da qualidade d’água é realizado.

Quais são esses parâmetros indicativos da qualidade d’água?

A norma técnica que rege a amostragem de águas subterrâneas é a NBR 15847. Estabeleceu-se nesse documento cinco parâmetros indicativos da qualidade d’água, que são: temperatura, pH, condutividade elétrica, potencial de oxirredução e oxigênio dissolvido. Dentre esses, os parâmetros de condutividade elétrica e oxigênio dissolvido são os mais confiáveis para se determinar que houve estabilização do poço.

Como se sabe que essa renovação foi finalizada?

A mesma norma técnica também estabelece os critérios para que se determine que a renovação foi finalizada com estabilização das leituras dos parâmetros indicativos da qualidade d’água. O método consiste em calcular o tempo para ocorrer a renovação d’água dentro da célula de fluxo e assim estabelecer o espaçamento entre as leituras. Após sucessivas leituras nesse intervalo, para cada parâmetro, é realizado um comparativo entre os valores medidos. Compara-se então se os resultados estão enquadrados dentro da faixa de variação para a estabilização que determina a norma técnica. Terminado todo esse complexo processo é então que se coleta a amostra da água subterrânea presente no poço de monitoramento para posterior análise em laboratório.

Quando se trata de amostragem de baixa vazão com qualidade e soluções eficientes, a O2+ Engenharia e Meio Ambiente se destaca como a opção mais acertada. Com uma equipe altamente qualificada, expertise técnica e um compromisso com a preservação ambiental, nossa empresa está pronta para atender às demandas dos clientes de forma personalizada.

Ao escolher a O2+ Engenharia e Meio Ambiente, você terá a garantia de receber serviços de excelência, resultados precisos e um comprometimento genuíno com a sustentabilidade. Estamos sediados em Curitiba e atendemos também a região de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Guarapuava e demais regiões do Paraná. Entre em contato conosco para discutir suas necessidades e descobrir como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos com responsabilidade ambiental.

Dispomos de diversos serviços de amostragem acreditada pelo INMETRO, quer saber mais? clique aqui e descubra quais são. Siga-nos também no Instagram e LinkedIn

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *