O laudo de Avaliação de Ruído Ambiental, também chamado de Relatório de Monitoramento de Ruído Ambiental, é um dos documentos solicitados pela prefeitura de Pato Branco e Instituto Água e Terra – IAT durante o processo de licenciamento ambiental e/ou obtenção de alvará de empreendimentos de diversos segmentos.

A O2+ Engenharia atua com a medição e avaliação de ruídos externos às edificações desde 2019. Disponibilizamos este artigo com as principais dúvidas de nossos clientes e empreendedores que necessitam apresentar o laudo de avaliação de ruído ambiental.

Laudo de avaliação de ruído ambiental pato branco

O que é o Laudo de Avaliação de Ruído Ambiental?

O laudo de Avaliação de Ruído Ambiental segue as diretrizes da ABNT NBR 10.151:2019 e apresenta os procedimentos das medições, resultados e avaliação dos níveis de pressão sonora em áreas habitadas, a fim de garantir o atendimento aos limites da legislação.

Quem deve entregar o Laudo de Avaliação de Ruído Ambiental em Pato Branco?

Atividades que geram ou possuam equipamentos que possam gerar ruídos. Em suma são os empreendimentos industriais, bares, restaurantes, prestadoras de serviços, religiosas, sociais, recreativas e de carga e descarga. As atividades devem se adequar aos limites de pressão sonora da legislação e elaborar o laudo de ruído ambiental conforme ABNT NBR 10.151:2019 para comprovar o atendimento.

Qual sonômetro deve ser utilizado medição de ruído ambiental?

Os sonômetros aceitos, de acordo com ABNT NBR 10.151:2019, são aqueles de classe 1 ou 2 que obedecem todas as três partes da IEC 61672. Além disso, o equipamento deve possuir filtros de 1/1 e 1/3 de oitava, e dispor de protetor de vento acoplado ao microfone.

Continua na dúvida quanto ao atendimento do equipamento que será utilizado em sua medição de nível de pressão sonora (ruído)? Solicite o Certificado de Aprovação de Modelo (CAM) do sonômetro e tenha segurança no serviço que está contratando.

Quais equipamentos devem estar calibrados para medição de ruído ambiental?

O sonômetro, microfone e calibrador de campo devem possuir certificado de calibração válido e emitido por laboratório acreditado da RBC ou INMETRO.

Quais os limites de nível de pressão sonora em Pato Branco?

Atividades industriais, bares, restaurantes, prestadoras de serviços, religiosas, sociais, recreativas e de carga e descarga não podem exceder os níveis de pressão sonora determinados no Anexo I da Lei Municipal 3.422/2010. De acordo com o anexo, Os limites variam de acordo com o período do dia e com o zoneamento em que o empreendimento está inserido.

A O2+ Engenharia oferece o serviço de medição dos níveis de pressão sonora e elaboração do Laudo de Avaliação de Ruído Ambiental com equipamentos próprios que atendem a norma integralmente devidamente calibrados, saiba mais no portfólio de serviço, clicando aqui.

Possuímos equipe técnica especializada em análises e monitoramentos ambientais ao ser dispor localizada em Curitiba. No entanto, atendemos também as regiões de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Guarapuava, Paranaguá e demais regiões do Paraná. Procura assessoria ou gostaria de mais informações sobre os serviços prestados pela O2+ em monitoramentos ambientais, análises físico-químicas, microbiológicos e agronômicas? Entre em contato com nossa equipe através do WhatsApp, e-mail licenciamento@o2mais.com.br ou solicite um orçamento abaixo que iremos retornar o contato.

Siga o Laboratório O2+ nas redes LinkedIn e Instagram para acompanhar os conteúdos disponibilizados sobre análises laboratoriais aplicadas à área ambiental.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *