AVALIAÇÃO AMBIENTAL EM TERRENOS COM POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO

 

Em recente publicação, a Caixa Econômica Federal lançou o GUIA CAIXA: Sustentabilidade Ambiental.

De acordo com o documento, “o objetivo é consolidar e ampliar na Caixa a atitude de responsabilidade socioambiental e apoiar a atuação de técnicos e gestores da Caixa. O Guia é composto de cadernos temáticos com informações relevantes destinadas ao corpo técnico da Caixa, parceiros, clientes e público externo. Esta publicação é resultado do projeto REVITA – Revitalização de áreas urbanas degradadas por contaminação, no âmbito do acordo de cooperação técnica, entre o Ministério do Meio Ambiente, a Caixa Econômica Federal e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ). Pretende-se que os resultados da aplicação desta metodologia subsidiem a decisão de continuar ou não determinada operação ou projeto imobiliário, o que, em alguns casos, apenas é possível por meio da execução de uma Avaliação de Risco, após extensas campanhas de amostragem e análises laboratoriais”.

(Fonte: Guia Caixa: Sustentabilidade Ambiental).

O documento está organizado em oito capítulos, tratando desde a Contextualização do problema de áreas contaminadas, passando pela metodologia proposta para o gerenciamento de riscos em empreendimentos imobiliários, vistoria do terreno, levantamento básico, relatório da investigação técnica do terreno e avaliação final dos desafios e perspectivas no contexto da revitalização de áreas contaminadas.

Consolidando a etapa de vistoria do terreno e identificando, os indícios de contaminação de solo e/ou águas subterrâneas, estudos mais elaborados deverão ser realizados através do levantamento básico e investigação confirmatória, a fim de viabilizar o empreendimento proposto. Para tanto, a execução dos relatórios detalhados deverá ser realizada por profissionais e empresas que possuam experiência e conhecimento na área.

O Laboratório O2+, através de seus profissionais, de sua Acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 INMETRO e Certificado de Cadastramento de Laboratório IAP CCL do Instituto Ambiental do Paraná, podem auxiliar no desenvolvimento deste trabalho e viabilizar empreendimentos imobiliários junto à Caixa Econômica Federal. Consulte-nos!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *